O 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), evento realizado em parceria com a UCS, será realizado entre 14 e 16 de abril, em Foz do Iguaçu (PR), reunindo especialistas, empresas e instituições para discutir o avanço do biometano no Brasil. Com o tema “Biometano: bem feito, suficiente, bem distribuído”, o evento vai abordar políticas públicas, mercado de certificados, mobilidade, investimentos na cadeia produtiva e os impactos da Lei do Combustível do Futuro (Lei 14.993/2024), que estabeleceu o marco legal do setor.
A Universidade de Caxias do Sul é uma das realizadoras do encontro, ao lado do CIBiogás e da Embrapa Suínos e Aves, com organização da SBERA. Segundo os organizadores, o novo marco regulatório deve ampliar a participação do biometano na matriz energética, mas também impõe desafios como a garantia de qualidade, aumento de produção e expansão das redes de distribuição.
O biometano já vem sendo utilizado em frotas de caminhões e na indústria como alternativa aos combustíveis fósseis. Em 2024, o volume produzido cresceu 58% em relação a 2023, de acordo com o Panorama do Biogás no Brasil, do CIBiogás. O número de plantas em processo de autorização na Agência Nacional do Petróleo também apresentou alta, sinalizando a expansão do setor.
Atualmente, o Brasil conta com 1.633 usinas de biogás, responsáveis por uma produção anual de 4,7 bilhões de metros cúbicos, reforçando sua posição como um dos líderes mundiais em energia renovável. Para os especialistas, o investimento no biometano representa ganhos ambientais, econômicos e sociais, ao promover uma fonte de energia limpa e de alto desempenho.
A programação do fórum inclui visitas técnicas a unidades produtoras, plenárias com especialistas, espaço de negócios, participação de startups e a premiação “Melhores do Biogás Brasil”. As inscrições já estão abertas.
Foto: Unidade de Distribuição Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR)
Crédito: Kiko Sierich/Divulgação CIBiogás





