A Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul inaugura a Série Caxias do Som Verão no dia 1º de fevereiro de 2026, às 17h30, com o concerto “Trilhas e Tradições – Um Passeio Musical”, na Estação Férrea, Casa 20. A apresentação marca o início da programação de verão, que segue até 1º de março, com concertos gratuitos em diferentes espaços da cidade.
Promovida pela Secretaria Municipal da Cultura, a série busca aproximar a orquestra de novos públicos por meio de repertórios acessíveis e variados, valorizando a circulação musical, o encontro entre estilos e a ocupação dos espaços urbanos como locais de escuta, convivência e descoberta. A entrada é gratuita e aberta a todas as idades.
Sob regência e direção artística de Gilberto Salvagni, o concerto de abertura conta com a participação do solista Elisier Palhano Leme, no clarinete. O programa propõe uma viagem musical por diferentes países, tradições e linguagens sonoras. O percurso começa no Brasil, com Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, em arranjo autoral que apresenta o samba como identidade musical. Em seguida, a apresentação segue para a Itália com Funiculì Funiculà, em referência à herança italiana e à Festa da Uva.
A travessia pela Europa Central acontece com Tritsch-Tratsch Polka, de Johann Strauss II, destacando o caráter festivo das tradições alemã e austríaca. O repertório retorna ao sul do Brasil com Barra do Ribeiro e Merceditas, obras que evidenciam ritmos do Rio Grande do Sul e da região platina, com destaque para os solos de clarinete, que reforçam a expressividade da música regional.
Na segunda parte, o concerto transita pela música popular e pelo cinema. Arranjos sinfônicos de Queen in Concert e Abbey Road: A Symphonic Portrait celebram clássicos da música pop internacional. Já as trilhas sonoras de Tom & Jerry, Pirates of the Caribbean e Back to the Future conduzem o público por diferentes gerações do audiovisual, com encerramento épico ao som do tema principal de Star Wars, antecipando um futuro concerto dedicado aos 40 anos da saga e à obra do compositor John Williams.
A Série Caxias do Som conta com apoio do Sesc Caxias do Sul. A Casa 20 está localizada junto à Praça da Estação Férrea, na Rua Dr. Augusto Pestana, ao lado do Monumento dos 150 anos da Imigração Italiana.
Foto: Juliane Ribas





