Exposição no Ordovás destaca memórias, identidades e ancestralidades do acervo municipal

Exposição no Ordovás destaca memórias, identidades e ancestralidades do acervo municipal

A partir do dia 30 de janeiro, o Centro de Cultura Ordovás recebe a exposição Entrelaçar Memórias, Confluências e Renascimentos, que reúne 24 obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP), da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. A abertura ocorre às 18h30min, na Sala de Exposições, com uma apresentação sobre o processo curatorial, desenvolvido a partir da participação de mais de 200 profissionais das áreas da cultura e da educação, integrantes e colaboradores do Grupo de Estudos ERER da Rede Municipal de Ensino.

A curadoria foi construída coletivamente por Agentes de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e propõe evidenciar produções de artistas negros e indígenas, ou obras que dialogam com essas existências, promovendo reflexões sobre memória, ancestralidade, pertencimento, diversidade, resiliência e justiça social. O conjunto de trabalhos estimula novas leituras sobre identidades, corpos e representações, rompendo com narrativas únicas e valorizando histórias, saberes e trajetórias historicamente invisibilizadas.

A mostra conta com obras de 24 artistas e coletivos, entre eles Antônio Carlos Lorenzett (Chimia), Enio Squeff, Vasco Prado, Ousmane Mathurin Ndiaye e o Coletivo UN. Com classificação livre, a exposição oferece recursos de acessibilidade, como audiodescrição das obras e da expografia, além de conteúdos conceituais e de pesquisa em LIBRAS, disponíveis em televisores acessíveis na entrada do espaço.

A visitação segue até 1º de março, com horários ampliados durante a semana e nos fins de semana. Durante o período de Carnaval, o espaço ficará fechado entre os dias 15 e 17 de fevereiro, com reabertura ao meio-dia do dia 18, Quarta-feira de Cinzas.

SERVIÇO

Exposição Acessível: Entrelaçar Memórias, Confluências e Renascimentos com obras do AMARP

Curadoria: Agentes de ERER, do Grupo de Estudos | SMED

Período: 30 de janeiro a 1º de março de 2026

Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Visitação:

Segundas-feiras, das 9h às 16h

Terças a sextas-feiras, das 9h às 22h

Sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h

Visitação online: artesvisuais.caxias.rs.gov.br

Atividade presencial, online e gratuita

Classificação indicativa: Livre

Abertura da exposição: dia 30 de janeiro de 2026, às 18h30min

Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

Foto: Elyr Ramos Rodrigues – Os Encontros

Mais Notícias...

Assine nossa newsletter e fique informado.

As notícias que impactam Caxias do Sul e toda a Serra chegam até você com credibilidade e agilidade.