Post: Assinada a transferência da outorga do Aeroporto Hugo Cantergiani à Infraero

Em cerimônia no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani na manhã desta terça-feira (23), com a presença do Ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, o Prefeito Adiló Didomenico assinou o repasse da outorga do terminal à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero.
Estavam presentes também os diretores da Infraero Aparecido Silva e Guilherme Ribeiro, a secretária nacional da aviação substituta, Clarissa Barros, a secretária executiva do MPOR, Thairyne Oliveira, o senador Luis Carlos Heinze e os deputados federais Paulo Pimenta e Denise Pessôa, além das autoridades municipais como o Vice-prefeito Edson Néspolo, os secretários municipais, empresários e equipe do aeroporto.
O diretor de Administração, Aparecido Silva, falou da importância da Infraero assumir mais um aeroporto no país, que sua equipe já está trabalhando na transição de melhorar a estrutura do local, mesmo com prazo de 120 dias para assumir completamente o aeródromo da Serra, que começou a partir da publicação da portaria pelo MPOR em 1º de junho.
Ressaltou que a transição será tranquila e as melhorias que serão feitas no aeroporto será para qualificar o atendimento aos usuários.
O Prefeito Adiló agradeceu o apoio da Infraero durante a tragédia climática em 2024 e desde então iniciou o diálogo com a empresa para assumir o Hugo Cantergiani e que em 2025 o município começou oficializar o pedido à empresa.
Destacou que a Prefeitura, desde 2023 quando assumiu a outorga, se empenhou ao máximo para qualificar e melhorar o aeroporto, com investimentos também do Governo do Estado, a contratação de uma consultoria para ajudar com as demandas da Anac, mas que não tem expertise para tal.
“Hoje é dia de largar foguetes, nós temos que celebrar e não o que vimos na imprensa semana passada como sendo uma mancada da Prefeitura pedir ajuda da Infraero. Nós não precisamos de ajuda, nós queremos ajuda do que tem de melhor hoje, que é a Infraero. A gente não pode ser ingrato, a Infraero administrou todos aeroportos do país e é isso que fomos buscar e lutamos tanto pra trazer pra Caxias. Não importa se logo ali daremos ordem de início ao Aeroporto da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, este é um equipamento que serviu e vai servir por muito tempo para a aviação regional e nós, diferente do que alguns pensavam que íamos desistir do Hugo Cantergiani, nós queremos os dois aeroportos, Caxias tem que pensar grande. Este aeroporto vai servir ainda por muitos anos”, discursou.
Adiló aproveitou o ato com a presença do ministro Tomé Franca e anunciou a publicação no Diário Oficial do Município da homologação da Empresa Terracom Construções, vencedora da licitação para construir a Etapa Ar em Vila Oliva. O representante da empresa, de São Paulo, estava presente no ato.
“Queremos contar com o senhor, ministro e com o presidente da República, para que possamos assinar a ordem de início do ano aeroporto. Por muitas vezes fomos criticados, apontaram que Caxias havia perdido o recurso e nunca, nunca o Governo Federal deixou de garantir os recursos para este aeroporto e boa parte dele já está depositado nas contas da Prefeitura. Quero agradecer a equipe da Cenlic e da Secretaria de Planejamento por trabalhar com dedicação neste edital”, informou.
Após os pronunciamentos dos deputados Pimenta e Denise e do senador Heinze, o ministro Tomé Franca lembrou da importância do Aeroporto Hugo Cantegiani durante a calamidade, recebendo inúmeros voos com o fechamento do Salgado Filho, complementando a infraestrutura aeroportuária do Rio Grande do Sul.
“Se não existisse essa aviação regional a gente teria muita dificuldade para que as pessoas pudessem transitar pelo Brasil, escoar a produção, receber mantimentos. Foi graça a essa estrutura que conseguimos superar as dificuldades daquele momento. Por isso e outros tantos motivos a infraestrutura regional é de suma importância para o país e, por determinação do Presidente Lula, através da Infraero, estamos fazendo grandes investimentos por meio do Fundo Nacional de Aviação Civil, inclusive aqui no Rio Grande do Sul, para modernizar estas estruturas e as pessoas viverem com qualidade, oportunidade de emprego, renda e desenvolvimento, no lugar onde nasceram ou escolheram viver ou trabalhar”, discursou, dizendo que o momento da transferência da outorga é de alegria, que em breve haverá maior oferta de voos movimentando o turismo e a encomia.
Destacou que foi uma luta do Prefeito Adiló e que agora a Prefeitura poderá investir em outras áreas importantes os recursos até então dispendidos no aeroporto. Ao final, foi presenteado com vinhos locais.
Após o encerramento de toda cerimônia, o Prefeito aproveitou para se apresentar ao diretor comercial da Terracom Construções, Sávio Magalhães Leal e o cumprimentou pela licitação.
Desejou sucesso e disse que confia na equipa da Cenlic para, em breve, poder assinar o contrato e dar início as obras do Aeroporto da Serra Gaúcha junto com o Governo Federal.
Foto: Ricardo Rech

Últimas Notícias