Podcast Memórias de Galópolis estreia nova temporada com produção de estudantes da rede pública

Podcast Memórias de Galópolis estreia nova temporada com produção de estudantes da rede pública

A 4ª temporada do podcast Memórias de Galópolis estreia no próximo domingo, 1º de fevereiro, às 20h, com uma série de dez episódios produzidos ao longo de 2025 por estudantes do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Galópolis, em Caxias do Sul.

A nova temporada aborda os impactos da formação geográfica de Galópolis e da emergência climática na transformação da territorialidade do bairro, um dos mais atingidos pelas enchentes de 2024 no município. Os episódios discutem como fatores naturais e sociais moldaram o território ao longo do tempo.

A partir de debates realizados em sala de aula, os alunos da turma 103 foram responsáveis por todas as etapas da produção: criação dos roteiros, escolha e entrevista de convidados, condução dos bate-papos e edição dos conteúdos sonoros. As reflexões passam por temas como ocupações e migrações, infâncias, trabalho, gênero, mobilização comunitária e elementos naturais do território.

Segundo a professora Geovana Erlo, coordenadora do projeto e do Ponto de Memória Inventário Participativo de Galópolis, a proposta é compreender as transformações do território a partir da relação entre natureza e sociedade. “A audiência vai descobrir o papel dos rios e dos morros no desenvolvimento socioeconômico da região e como os recursos naturais contribuem para a identidade da população de Galópolis e arredores, considerando diferentes gerações e gêneros ao longo do tempo”, destaca.

Entre os entrevistados estão voluntários que atuaram em Galópolis durante as cheias de 2024. Eles compartilham relatos sobre as ações desenvolvidas para minimizar os danos causados pelas enchentes e reforçam o envolvimento comunitário na preservação de patrimônios que representam a diversidade cultural local.

Os episódios da 4ª temporada vão ser publicados diariamente até 10 de fevereiro, sempre às 20h, no Spotify e no YouTube. A iniciativa é uma realização do Ponto de Memória Inventário Participativo de Galópolis, da Escola Estadual de Ensino Médio Galópolis e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade de Caxias do Sul (PIBID-UCS) – Subprojeto Humanidades.

Foto: Divulgação

Mais Notícias...

Assine nossa newsletter e fique informado.

As notícias que impactam Caxias do Sul e toda a Serra chegam até você com credibilidade e agilidade.