As atividades do TumTum Festival começam a partir desta quinta-feira (29), com a abertura da Expo TumTum, exposição itinerante que marca o início da programação em Caxias do Sul. Neste ano, o festival adota o conceito “Futuros que se tocam” e apresenta novos formatos e propostas.
A primeira parada da exposição vai ser no Espaço Cultural Mário Crosa, no subsolo da Câmara de Vereadores. Ao longo dos próximos meses, a mostra também passará pela Praça CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro Cidade Nova, pelo prédio da Secretaria Municipal da Cultura, no bairro São Pelegrino, além de outros espaços culturais da cidade. Todas as visitas são gratuitas.
A Expo TumTum reúne um acervo fotográfico com registros de alguns dos mais de 250 shows realizados pelo festival ao longo da última década. Além de revisitar a trajetória do evento, a exposição antecipa momentos importantes da próxima edição, como o lançamento do edital que vai fazer a seleção das atrações para o line-up, previsto para maio, e o Aquece TumTum, que inicia em março.
Segundo a diretora-executiva e criativa do festival, Juli Pandolfo, a edição de 2026 marca uma ampliação do projeto. “O TumTum vai acontecer ao longo de uma semana, com um line-up que reúne artistas contemporâneos da cena musical da América do Sul. Além dos shows, o festival passa a ter foco em atividades de formação e qualificação de agentes criativos, com mentorias, oficinas, painéis de debate e showcases, em parceria com a UCS Escola de Música”, antecipa.
Na etapa formativa, já estão confirmados nomes como a paulista Dani Ribas, doutora em Sociologia e coordenadora do Instituto Abramus, e a gaúcha Dedé Ribeiro, produtora cultural com mais de 30 anos de atuação e formação pela Sorbonne. A curadoria musical do festival reúne profissionais de diferentes regiões do Brasil, cujos nomes serão divulgados em breve.
O TumTum Festival é uma realização de Juli Pandolfo Conexões Criativas, com apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon, Randoncorp e Villagio Caxias. Conta ainda com apoios institucionais da UCS Escola de Música, Conexo, RS Criativo, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Caxias do Sul, Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul e Sebrae. O financiamento é da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC).
Serviço
O quê: Abertura da Expo TumTum
Quando: Quinta-feira (29), às 17h
Onde: Espaço Cultural Mário Crosa – subsolo da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323)
Visitação: Gratuita, até 12 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Foto: Marina Bastos





