Por ação do Município, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), junto ao Ministério da Saúde (MS), uma importante conquista será celebrada na segunda-feira (29): a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Regional, que funcionará na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Os recursos de implementação e financiamento vêm exclusivamente do Estado e da União, não tendo o Município qualquer custo com a demanda.
“Vamos conseguir diminuir consideravelmente a nossa lista de espera na odontologia. Isso representa um grande ganho para a comunidade. Agradeço a parceria da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, em nome da titular Tatiane Fiório, pelo apoio na implantação do CEO Regional”, disse o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, que buscava com o MS esse equipamento para ampliação do atendimento, desde que assumiu a SMS, em outubro de 2025.
A diretora do Núcleo de Saúde Bucal da SMS, Marcela de Barros, que acompanha de perto o processo de regionalização, destacou que o CEO da SMS atende apenas a população de Caxias do Sul e é uma referência, por ser o único Tipo lll do Estado.
Já o CEO Regional, num primeiro momento, será do Tipo I, oferecendo as especialidades de Endodontia, Periodontia, Estomatologia, Cirurgia Buco Maxilo Facial e Odontopediatria, com regulação pela SMS.
Marcela explica que os valores federais para CEO Regional foram de R$ 120 mil para implementação e R$ 23,1 mil para custeio mensal. O Estado, por sua vez, repassará R$ 9 mil para a manutenção dos serviços todo mês.
Também devem estar na cidade na segunda-feira para acompanhar a ação a assessora técnica da Coordenação Geral de Saúde Bucal do MS, Iasmin Fares, a apoiadora descentralizada da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Ledi da Silva, e o coordenador de Saúde Bucal da 5ª CRS, João Gauer Júnior.
Foto: Gisele Nozari






