Post: Centro de Especialidades Odontológicas Regional será inaugurado após intermediação da Secretaria Municipal da Saúde

Por ação do Município, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), junto ao Ministério da Saúde (MS), uma importante conquista será celebrada na segunda-feira (29): a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Regional, que funcionará na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Os recursos de implementação e financiamento vêm exclusivamente do Estado e da União, não tendo o Município qualquer custo com a demanda.
“Vamos conseguir diminuir consideravelmente a nossa lista de espera na odontologia. Isso representa um grande ganho para a comunidade. Agradeço a parceria da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, em nome da titular Tatiane Fiório, pelo apoio na implantação do CEO Regional”, disse o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, que buscava com o MS esse equipamento para ampliação do atendimento, desde que assumiu a SMS, em outubro de 2025.
A diretora do Núcleo de Saúde Bucal da SMS, Marcela de Barros, que acompanha de perto o processo de regionalização, destacou que o CEO da SMS atende apenas a população de Caxias do Sul e é uma referência, por ser o único Tipo lll do Estado.
Já o CEO Regional, num primeiro momento, será do Tipo I, oferecendo as especialidades de Endodontia, Periodontia, Estomatologia, Cirurgia Buco Maxilo Facial e Odontopediatria, com regulação pela SMS.
Marcela explica que os valores federais para CEO Regional foram de R$ 120 mil para implementação e R$ 23,1 mil para custeio mensal. O Estado, por sua vez, repassará R$ 9 mil para a manutenção dos serviços todo mês.
Também devem estar na cidade na segunda-feira para acompanhar a ação a assessora técnica da Coordenação Geral de Saúde Bucal do MS, Iasmin Fares, a apoiadora descentralizada da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Ledi da Silva, e o coordenador de Saúde Bucal da 5ª CRS, João Gauer Júnior.
Foto: Gisele Nozari

Últimas Notícias