A estação mais fria do ano chegou a Bento Gonçalves acompanhada de uma programação especial dedicada ao vinho.
Neste domingo (21), a Praça Padre Rui Lorenzi, conhecida como Praça das Rosas, recebeu as atividades alusivas ao Dia do Vinho, reunindo moradores e visitantes em uma celebração da cultura vitivinícola da região.
A programação foi promovida pela Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio das secretarias de Turismo, Cultura e Agricultura, em parceria com o Consevitis-RS e com o apoio do Segh Região Uva e Vinho e do Sicredi.
O evento reuniu vinícolas, agroindústrias familiares, espaços gastronômicos e expositores de artesanato, proporcionando ao público uma experiência que valorizou os sabores, a cultura e as tradições da Serra Gaúcha.
Para tornar a celebração ainda mais especial, diversas atrações musicais animaram os visitantes ao longo do dia.
Subiram ao palco Etiene & All Stars, Airton Sabino, Douglas Bello e Beck & Bando Alabama, grupo que reuniu o vocalista da banda Vera Louca e o guitarrista Veco Marques, da banda Nenhum de Nós.
De acordo com levantamento realizado junto às 11 vinícolas participantes, foram comercializadas cerca de mil garrafas de vinho, além das doses de vinho e espumantes nas mais de 600 taças distribuídas para as vinícolas pelo Consevits.
Além disso, o evento contou com turistas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, além das cidades do Estado.
O secretário de Cultura, Evandro Soares, destacou a importância das atrações musicais para o sucesso da programação.
“Os shows realizados em frente à Igreja Cristo Rei deixaram o dia ainda mais acolhedor. O público participou intensamente de uma programação diversificada, que contou com jazz, blues, rock e apresentações de saxofone”, afirmou.
O secretário de Agricultura, Luís Carlos de Mari, ressaltou a relevância da iniciativa para valorizar o trabalho do agricultor.
“É um evento que celebra o vinho, reconhece o trabalho dos agricultores e destaca a qualidade dos produtos das agroindústrias familiares que também estiveram presentes”, destacou.
O secretário de Turismo, Henrique Nuncio, comemorou o sucesso da programação.
“Fomos brindados com um belo dia de sol para marcar o início da programação de inverno. O Dia do Vinho reforça a identidade de Bento Gonçalves como capital brasileira do vinho, valorizando nossos produtores, fortalecendo o turismo e proporcionando experiências únicas para moradores e visitantes”, afirmou.
Foto: Divulgação






