A Prefeitura, por meio da Defesa Civil da Secretaria de Segurança Pública, segue avançando na implantação do Plano de Contingência do município com mais uma ação voltada à preparação para situações de desastres.
No dia 2 de julho, das 9h às 11h, será realizado o Seminário Caxiense de Liderança Política e Gestão Pública nos Desastres, na Câmara Municipal, reunindo gestores públicos, representantes da Defesa Civil, lideranças e instituições parceiras.
O Seminário tem como objetivo promover a qualificação de lideranças e fortalecer a capacidade de resposta do município diante de eventos extremos, por meio de debates sobre governança, tomada de decisão, coordenação interinstitucional e estratégias para ampliar a resiliência dos territórios e dos serviços públicos.
O público-alvo são lideranças da comunidade: vereadores, secretários municipais, presidentes de Amobs, lideranças de entidades de classe como sindicatos, associações, órgãos de segurança, etc.
A iniciativa integra o conjunto de ações previstas no Plano de Contingência, elaborado pela Prefeitura após os eventos climáticos de 2024, que causaram impactos significativos em Caxias do Sul.
Além da recuperação das áreas atingidas, o município vem investindo em medidas preventivas para garantir uma resposta mais organizada e eficiente em futuras ocorrências.
O plano está sendo desenvolvido com recursos de uma parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), que possibilitou a contratação da empresa Hopeful, especializada em gestão de desastres.
O trabalho contempla um planejamento operacional baseado na realidade do município, considerando áreas de risco, recursos disponíveis, protocolos de atuação, capacitação de equipes, uso de tecnologia e comunicação com a população.
O seminário é gratuito, porém as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo link.
Foto: Divulgação







